NÃO SÃO BARBEIROS; SÃO FOLGADOS!
Indo para o trabalho, hoje pela manhã, vi uma situação que acontece constantemente em vários locais de João Pessoa. Motoqueiros apresadinhos que, deparando-se com um congestionamento (por menor que seja), cortam caminho passando por cima da calçada.
Parem o mundo que eu quero descer! Sempre aprendi e até estudei, quando fui realizar a prova para tirar a Carteira de Habilitação, que calçada é lugar de pedestre. Ou motoqueiro está mudando de status e ninguém me falou? Se não pudermos, como pedestres, nas calçadas, por onde andaremos? Uma saída seria todos andarem de carro... ou de moto... também pela calçada. Solução boa, não é!?
Dois pensamentos, a partir dessa situação, vieram à tona. Primeiro, cada dia passo a odiar mais motociclista. Antes que me ameacem, deixo claro que não são todos. Mas, a a grande maioria dos motoqueiros não respeita leis de trânsito e acham isso normal, pensam que as vias são de preferência deles, em qualquer momento ou situação e que ter uma moto é ser mais esperto do que todos os demais. Daí a necessidade de fazer atos ilegais, afinal "tenho uma moto para não perder tempo". São folgados.
E isso me lembra o segundo pensamento. João Pessoa tem muuuuuuita gente folgada no trânsito. Não são barbeiros ou cangueiros, como chamamos aqui, são pessoas que acham que podem fazer o que bem quiserem na hora que quiserem e se você estiver achando ruim... vai pescar!!!! Cansei de ver gente parando onde não é permitido, só para atender o celular. E aí vem a desculpa: "Mas não é proibido atender celular enquanto se dirige"? Claro, assim como parar em lugar proibido. Dois erros não viram um acerto. Caso não haja lugar apropriado para parar, não pare. Sua vida não vai acabar se você esperar alguns minutinhos até achar um lugar adequado, parar e atender seu celular.
Aqui, criou-se uma nova lei de trânsito. Dar sinal é ter preferência. Você vem na via preferencial e de repente, sur-pre-sa, uma pessoa sai de uma via secundária e entra na sua frente, obrigando-lhe a reduzir a velocidade, frear bruscamente, sei lá, dar seu jeito. Isso por quê? Porque ele acha que dar sinal (seta) lhe confere o direito de entrar na via preferencial. É barbeiro? Não! É folgado.
Quem anda pelo centro de nossa cidade, avenida Barão do Triunfo, anel externo da lagoa, ou em mangabeira, avenida Josefa Taveira, para citar alguns exemplos, deve lembar do que vou falar. Carros que estacionam no meio da rua, atrás ou ao lado de outros que já estão estacionados e entradas de bancos, padarias e supermercados. E qual a desculpa? "É rapidinho, vou só comprar um remédio. Rapidinho" Ora, esse rapidinho, para um trânsito como está o de João Pessoa, pode se tornar um pandemômio para o restante do trânsito. Sem falar na possibilidade de provocar acidentes. Isso, sinceramente, irrita muito. Quem nunca passou pela frente do Supermercado Bemais do Bancários e teve que ir para a faixa da esquerda porque na da direita, alguém parou, ligou a luz de alerta e saiu para fazer compras? Que se dane se é rapidinho ou demoradinho! São folgados!
Mas um fator é crucial para que esses folgados continuem existindo e praticando sua "folgadice". Falta fiscalização que queira fiscalizar. Falta punição. A sensação de impunidade - que já deveria atém ser um verbete de nosso dicionário - corrobora para que esse tipo de pessoa continue fazendo esses absurdos, transgredindo a lei, e ache que está tudo bem. Secretaria de Mobilidade Urbana - SEMOB. Que nome bonito, hein!? Atual. Contemporâneo. É, porque ter Mobilidade, Sustentabilidade, Igualdade, Responsabilidade e outras mais no nome é vanguarda, virou moda. Grande coisa! Pensa-se na mobilidade e esquece-se do Trânsito, para o qual temos um Código, que deve ser seguido. E, em nossa cidade, o órgão que deve supervisionar e fiscalizar o trânsito é a SEMOB, antiga STTRANS. Vão-se as siglas, ficam os problemas. E essa SEMOB de mobilidade não tem feito nada, nada! De mobilidade só os carros novos que eles adquiriram.
E só para fechar, eu pergunto: Para que servem aquelas câmeras no cruzamento do primeiro sinal do bairro dos Bancários, em direção a Mangabeira? Se elas não podem ser utilizadas para flagrar esses motoqueiros-pedestres, qual sua utilidade? Regular o trânsito, diria um mais esperto. Que regulação é essa que nem para punir os que desrespeitam princípios básicos de trânsito, elas servem?
é...temos muita coisa para mudar ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário