quinta-feira, 25 de junho de 2015

MORTE = "ENDEUSAMENTO"

Ontem recebemos a notícia da morte do cantor Cristiano Araújo. Digo "recebemos" porque foi o que mais se falou em todos os lugares. Confesso que nunca ouvi falar dele. Não é que eu não conheça suas músicas. Eu nunca OUVI falar sobre. Dada a repercussão, fiquei curioso e pensando "como não conheceria um cantor tão famoso?". E fui procurar suas músicas. A primeira que aparece... "Empinadinha". Letra "A gata endoidou, deu uma empinadinha em mim [...] Relaxa, o som já tá tocando, Homens e mulheres já tão tudo se pegando". O clip mostra um cara beijando uma menina, depois já beija outra e otras cositas más.

Hoje pela manhã, esperando um exame que iria fazer, passando o Bom Dia Brasil. Simplesmente, o Jornal mais visto da Televisão pela manhã. Do tempo que assisti, mais da metade falou sobre Cristiano Araújo. Um dos cantores entrevistados disse sobre Cristiano "É um cara que ensinou muito, passou muitas mensagens com as suas músicas, coisas bacanas...". Ensinou muito? Mensagens? Qual a mensagem subliminar em "homens e mulheres já tão tudo se pegando"? O que eu não entendi? Em um jornal impresso a manchete principal era "O Brasil perde um fenômeno". É demais, não!? Já não basta ter que escutar Ronaldo "O fenômeno". Em nada o que estou falando aqui tem a ver com o sentimento de perda de um ser humano, especialmente para família e amigos. E chega a nos comover, devido ao acidente em si. Mas tornar, agora, esse rapaz como a estrela do cenário musical nacional é uma das muitas vulgaridades culturais que temos enfrentado em nosso País há um tempo.
A título de comparação, alguém lembra do dia após a morte de Dominguinhos? Aquele Dominguinhos que tocou com Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Yamandú Costa (alguém sabe quem é esse rapaz? Devia saber!). É, um réles Dominguinhos autor de músicas como Xote das meninas, Sabiá, Pedras que cantam entre outras. Alguém lembra? Talvez alguns nem saibam que ele já faleceu. Esse, sim, deveria causar comoção nacional, pela história musical que teve.
Infelizmente, a cultura de massa quase nunca é sólida, bela e atemporal. Ela é fútil, instável e, para mim, inacreditável.
Respeito Música Sertaneja, mesmo não gostando. Mas ver esse tipo de música sendo tocada nos palcos do Nordeste, na época de São João, incomoda demais. Desejo que a família de Cristiano enfrente da melhor forma possível sua perda. Mas desejo, também, que os bons em nosso País - em qualquer esfera - tivessem a mesma valorização que ele teve.. e em vida!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A TECNOLOGIA QUE DESUMANIZA

Novidade não é. Acostumando-nos ou não, notícias de estupros e assassinatos - principalmente - são recorrentes em nossos jornais. Neste domingo, mais uma. Um sequestro a duas mulheres e uma criança em João Pessoa. Resultado, uma das mulheres morta, a outra estuprada e bastante ferida. O bebê, encontrado amarrado, também sobreviveu.
Mas meu destaque não é nessa, infeliz, rotina. Quero destacar uma característica que se apossou do ser humano em tempos de facilidade de registro, a desumanidade. Ainda nesse domingo, recebi, em um grupo do Whatsapp, um vídeo sobre o sequestro e estupro. Imaginei que fosse uma reportagem. Ledo engano! Na verdade era uma pessoa - muito provavelmente policial ou socorrista - questionando a mulher que sobreviveu e estava recebendo atendimento, acredito que ainda no local. Na mesma hora parei de ver o vídeo. Mas imagino que a "entrevista" continue. Vejam a que ponto de insanidade chegamos. Diante de todo o ocorrido, da situação da mulher, que devia estar semi-nua, diante de uma atendimento, o cara faz uma filmagem do rosto da mulher. Tanta coisa a ser feita naquele momento e o que o cara decide fazer? Gravar o vídeo, muito provavelmente, para dizer pra todo mundo "aquele vídeo, tu assistiu? Fui eu que gravei!". Do que as pessoas se vangloriam hoje em dia. De ser o mais rápido, de estar no lugar certo, na hora certa, de flagrar qualquer coisa, mesmo que seja um sofrimento humano imensurável. Várias perguntas muito simples me vêm à mente: Perguntar a esse cidadão - se é que se pode chamar assim - se ele aceitaria e gostaria de inverter os papéis. Em uma situação como aquela, se ele gostaria de ser filmado. Outra, o cara fala no vídeo, então, muito facilmente, pode-se saber quem é. Pergunto: a quem estiver subordinado, para quem ele trabalha, algo será feito? Ou se permitirá que um agente público passe a fazer as vezes de urubu, só esperando a carniça para atacar? Tem mais... alguém ainda acredita que as pessoas que fizeram isso (e tantas outras coisas descomunais e infernais) têm correção? Merecem ter o "direito" de ir para a cadeia e se reabilitar? Elas querem? Pena de morte não é o mais adequado?
Eu sinceramente, já perdi a esperança em várias coisas nessa vida. Não sou hipócrita, nem vendo paraíso. Sou factual. Os episódios mostram o final dessa série chamada BRASIL. Prometi que não falaria mais em política. E não vou! Mas em questão de violência e desrespeito, vivemos um caos que não tende a melhorar. A não ser que hajam Revoluções. Sim, mais de uma, em várias esferas. 
Pra começar, poderíamos moralizar o uso de câmeras e celulares. São armas poderosas, quando bem utilizadas. Expor, pelo resto da vida dessa mulher, o sofrimento que ela passou naquele momento, é completa falta de humanidade


quinta-feira, 4 de junho de 2015

EMAGRECER SEM PARAR DE COMER

Sou gordo e quero emagrecer!
Bom, primeira ação, proibir fabricação de chocolates, doces e todo tipo de guloseimas que possam acrescentar calorias em excesso na minha dieta. Segundo, impedir venda de líquidos em restaurantes e lanchonetes. Assim, evito beber líquido enquanto como, mesmo que seja um lanchinho. Tem mais, todos os alimentos hipercalóricos serão proibidos de ser fabricados, como: azeitonas, sorvetes, pizzas, amendoim, castanha etc. No decreto que criarei, haverá uma lista gigantesca desses alimentos. Ah, bebidas nem pensar. Então, as cervejeiras que me desculpem, mas terão que parar a produção. Não quero nem ver nas geladeiras de supermercados, bares e restaurantes. Quanto a mim??? Regime? não, não. Tô fora. Quero emagrecer apenas a custa dos outros.
Assim é muito bom, né? Onerar todos os outros em prol de um bônus que é meu. É E-XA-TA-MEN-TE isso que o Governo Federal está fazendo. Corta receitas dos outros, corta verbas para os outros, corta financiamentos para os outros e ainda taxa os outros, para reduzir sua gordura. Uma gordura que foi criada a partir de ações inconsequentes, imprudentes e inapropriadas. Não observar todos os avisos que foram dados por vários anos, inclusive oficialmente, por especialistas em recursos hídricos. Ações deveriam ter sido tomadas para impedir que chegássemos à atual situação: utilização de nível morto sem o tratamento adequado, racionamento em barragens para que não falta energia elétrica etc. Aí, surge a varinha mágica do Ministro das Minas e Energias e... puf... criam-se as bandeiras na conta de energia. Assim é fácil! Eu faço a conta e você paga, certo? Uma das decisões mais autoritárias de compensação que já vi.

Enquanto isso...na sala da Justiça, literalmente... o poder judiciário teve um aumento de até 78,56%. Que maravilha! Quem não quer um aumento desse? Mas cabe dentro da situação de ajuste fiscal que o Governo tanto defende? Devo estar louco por achar que não? Acho que vou enlouquecer mesmo. Mas antes, só para fechar a informação, esse aumento terá um impacto de R$ 25,7 bilhões. E a pasta da Educação ficando com R$ 9 bilhões a menos. Onde anda mesmo a justiça?
Junte-se a isso a refoma política que não aconteceu. Mas alteraram a reeleição, ela não será mais possível. Meu amigo, se você acha que isso é reforma política... hun!!! TODOS os políticos continuam do mesmo jeito de sempre, fazendo promessas, esquecendo delas e retomando as promessas próximo às campanhas. Os partidos continuam sem identidade, sem ideologia, cada vez mais voláteis. Os responsáveis pelo executivo em todas as instâncias, vivem de conchavos ilegais, sujos que prejudicam nossos atendimentos médicos, que impedem que um Sistema tão bem planejado como o SUS não funcione nem próximo ao que deveria e poderia. E não se percebe nenhum nível de sensibilidade desses caras, de arrependimento. Junte ainda, o valor que se dá a ladrões em nosso país. Se você participa de esquema de desvio de verbas públicas, de roubos astronômicos, incalculáveis, você será premiado. Isso mesmo... Delação premiada! Olha que nome lindo para impunidade!
Em suma, juntando tudo isso e mais um bocado, a coisa continua piorando. E sabe o que é pior, eu só me chateio com isso. E muito! Então, decidi que vou parar de falar de política. Dar espaço para outras leituras, para outras preocupações - que são tantas na vida - para outros assuntos. Pegar no violão novamente, escutar novas músicas, de novos cantores, procurar bons textos na internet, bons blogs, enfim, parar de pensar em coisas que não vão mudar. Trabalhar minha vida. Essa, sim, sei que sempre pode mudar pra melhor. Sempre há espaço. Vou começar, antes que o ajuste fiscal venha a confiscar a esperança que ainda tenho em muitas coisas. Esperança que, sinceramente, já perdi na política e nos "gordos" que lá habitam.